terça-feira, 28 de setembro de 2010

Romantismo e Parnasianismo


Seus principios básicos resumem-se nos seguintes : o poeta não pode expor o próprio eu, nem fiar-se da inspiração; as liberdades técnicas são proibidas; o ritmo é da maior importância; a forma deve ser trabalhada com rigor; a antiguidade grega oriental fornece modelos de beleza impassível; a ciência, guiada pela razão, abre a imaginação um vasto campo; superior ao dos sentimentos; apoesia deve ser descritiva.
Dessa maneira, o parnasianismo retomou as regras neoclássicas introduzidas por François de Malherbe, poeta e teorico francês que no inicio do século XVII preconizou a forma estrita e contida e acentuou o predomínio da técnica sobre a inspiração e o Romantismo foi um movimento artístico e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que perdurou por grande parte do século XIX. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo que marcou o período neoclássico e buscou um nacionalismoque viria a consolidar os estados nacionais na Europa.
Inicialmente apenas uma atitude, um estado de espírito, o Romantismo toma mais tarde a forma de um movimento e o espírito romântico passa a designar toda uma visão de mundo centrada no indivíduo. Os autores românticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano, amores trágicos, ideais utópicos e desejos de escapismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário