quarta-feira, 24 de março de 2010

Parnasianismo - Escola Literária



O Parnasianismo surgiu na França em oposição às escolas literárias Realismo e Naturalismo, opondo-se à prosa, já que foi um movimento essencialmente poético.
A escola teve influência da doutrina “arte pela arte” apresentada por Théophile Gautier, poeta e crítico literário francês, ainda no período do Romantismo.
A teoria da “arte pela arte” ressalta o belo e o refinamento através da autonomia da arte alheia à realidade.

O nome da escola vem do termo grego “Parnassus”, o qual indica o lugar mitológico onde as musas moravam.
A denominação da escola literária se deve também à primeira publicação parnasiana, intitulada “Le parnasse contemporain”, a qual apresenta as seguintes características: linguagem descritiva, formas clássicas (rima, métrica), indiferença. Os fundamentos parnasianos retomaram a perfeição formal almejada pela Antiguidade clássica.

As características do Parnasianismo são completamente opostas às realistas-naturalistas. Vejamos:


Arte pela arte: sem influências da realidade nas formas ou conteúdos;
Objetividade: em oposição ao sentimentalismo exacerbado;
Culto da forma: ao contrário do descuido formal dos românticos;
Impessoalidade: negação ao sentimentalismo romântico;
Racionalismo: surge a poesia de meditação, filosófica;
Visão carnal do amor: em oposição à visão espiritual dos românticos. Vênus é citada como modelo de mulher;


Além dos aspectos expostos acima, podemos citar o universalismo temático, o qual generaliza a temática, aborda temas universais em oposição ao individualismo dos romancistas.


Parnasianismo no Brasil

O Parnasianismo tem seu marco inicial com a publicação de “Fanfarras” de Teófilo Dias, em 1882. Contudo, Alberto de Oliveira, Olavo Bilac e Raimundo Correia também auxiliaram a implantação do Parnasianismo no Brasil.
A estética parnasiana, originada na França, valorizava a perfeição formal, o rigor das regras clássicas na criação dos poemas, a preferência pelas formas fixas (sonetos), a apreciação da rima e métrica, a descrição minuciosa, a sensualidade, a mitologia greco-romana. Além disso, a doutrina da “arte pela arte” esteve presente nos poemas parnasianos: alienação e descompromisso quanto à realidade.
Contudo, os parnasianos brasileiros não seguiram todos os acordos propostos pelos franceses, pois muitos poemas apresentam subjetividade e preferência por temas voltados à realidade brasileira, contrariando outra característica do parnasianismo francês: o universalismo.
Os temas universais, vangloriados pelos franceses, se opunham ao individualismo romântico, que revelava aspectos pessoais, desejos, aflições e sentimentos do autor.
Outra característica que o Parnasianismo brasileiro não seguiu à risca foi a visão mais carnal do amor em relação à espiritual. Olavo Bilac, principalmente, enfatizou o amor sensual, entretanto, sem vulgarizá-lo.
No Brasil, os principais autores parnasianos são: Olavo Bilac e Raimundo Correia.

4 comentários:

  1. achei muito interessante esse blog acho legal escolas retratar assuntos tão interesantes que ajuda no apredizado e mantem a historiados nossos poetas queria saber se a escola tem outros blogs de outros poetas se tiver poste nesse blog obrigado meu nome e alessandro tchau

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  2. Ótimo!Ficou bem claro o que é o parnasianismo,mostrou suas características,seu surgimento,sua chegada no Brasil,como foi sua influência para os poetas brasileiros e não esquecendo dos principais autores do parnasianismo no Brasil.Afinal o Olavo Bilac foi uns dos principais poetas do parnasianismo brasileiro!!

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  3. Ei queria saber. Qual escola literaria Ele pertenceu

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