sexta-feira, 26 de março de 2010

Um Beijo - Olavo Bilac


Um Beijo



Foste o beijo melhor da minha vida,

Ou talvez o pior....Glória e tormento,

Contigo à luz subi do firmamento,

Contigo fui pela infernal descida

Morreste, e o meu desejo não te olvida:

Queimas-me o sangue, enches-me o pensamento

E do teu gosto amargo me alimento,

E rolo-te na boca malferida.

Beijo extremo, meu prêmio e meu castigo,

Batismo e extrema-unção, naquele instante

Por que, feliz, eu não morri contigo?

Sinto-te o ardor, e o crepitar te escuto,

Beijo divino! e anseio, delirante

Na perpétua saudade de um minuto...

(Olavo Bilac)

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este poema também é muito belo. Bilac realmente mostra um grande sentimentalismo em seus poemas, acredito que fica mais bonito assim. Toca mais no coração e na alma do leitor . Gostei bastante desse também como do outro poema 'Ao coração que sofre'. São bem romanticos e eu gosto disso !!

    ResponderExcluir
  3. Bilac fugia um pouco ao Parnasianismo justamente porque utilizava de sentimentalismo em seus poemas ele se preocupava com a arte pela arte mas não abandonava os sentimentos, retornando um pouco ao Romantismo que é uma das escolas litarárias entecedentes ao Parnasianismo... Realmente seus poemas são lindos, ele consegue juntar a estética ao sentimento...

    ResponderExcluir
  4. Mais uma vez mostrando seu sentimentalismo no poema sem deixar de lado alguns aspectos do parnasianismo Olavo sem dúvida toca mais uma vez os corações dos seus leitores.Ou seja,MARAVILHOSO!

    ResponderExcluir